segunda-feira, 9 de maio de 2016

PET PERGUNTA: Qual sua demanda na PSI para levarmos ao Congresso Nacional de Psicologia?

Bom dia pessoal!

Nesta quinta, 12 de maio, às 17:00 na sala 210 no Instituto de Psicologia da UFRGS, acontecerá uma roda de conversa acerca dos temas que perpassam a realidade e os anseios dos estudantes da psicologia. Sabemos da diversidade de realidades, de pensamentos e de histórias que constitui o meio universitário. Tendo isso em vista, a voz de cada um é de extrema importância para fazer circular a palavra e para que nosso lugar de estudantes seja potente e instituínte.


Estas pautas estudantis não ficarão restritas às paredes da universidade. A construção coletiva do ensino de qualidade e a ampla discussão das demandas dos estudantes de psicologia terão visibilidade no 9° Congresso Nacional de Psicologia, de 16 a 19 de junho em Brasília. A cada três anos, o Sistema Conselhos de Psicologia promove o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima que discute e delibera políticas prioritárias para os próximos três anos, ou seja, para as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Federal. O CNP permite que todos/as os/as profissionais da Psicologia contribuam com sugestões de ações, elejam prioridades, apresentem propostas que visem ao fortalecimento e crescimento da profissão. É, portanto, resultado de amplo processo democrático. Participam do CNP os/as delegados/as eleitos/as nos Congressos Regionais da Psicologia, bem como representantes discentes.

É nesta perspectiva que as produções decantadas deste encontro, e dos demais que esse possa produzir, será possível uma troca de experiências e de opiniões em âmbito nacional.

O evento é aberto a todxs aquelxs que se proponham a discutir, a (des)construir e a propor pautas acerca das diversas questões que permeiam o caminho da graduação. A presença de cada um e de suas vivências no percurso da psicologia enriquecerá os debates e contribuirá para um aprimoramento da formação.


A nossa representante da Psicologia UFRGS será a aluna Monique Scapinello. Ela entrou em contato com o PET para fazermos essa linda roda de conversa com vocês. Com base no que foi dito, esperamos todxs vocês para nos organizarmos como coletivo e como estudantes. Em um momento tão delicado quanto este que vivemos no país, acreditamos ser muito importante esse movimento de dentro para fora da universidade.

Mais informações aqui.

Nenhum comentário: