sexta-feira, 18 de maio de 2012

uma menina que se interessa por sonhos...

Inspirados na mensagem de Ana Paula Backes, participante do UFRGS Portas Abertas de 2012, nomeamos o título do texto que compartilha este evento na Psicologia.

Num dia ensolarado de outono, jovens de diferentes lugares do Rio Grande do Sul marcaram hora e lugar para pensar sobre o futuro. Porto Alegre acolheu esta intenção entre prédios e salas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Não ao acaso ainda temos dia marcado para receber jovens interessados em acessar esta universidade: o evento Portas Abertas. Cada vez mais a comunidade acadêmica discute e desenvolve ações para fazer deste espaço, sustentado pelos cidadãos brasileiros, um lugar para tod@s, mas temos muito ainda a fazer...
No último dia 12, os olhares de candidatos ao vestibular acompanhados de familiares iluminaram esta direção. Estiveram por aqui visitantes de Aratiba, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encruzilhada do Sul, Erechim, Esteio, Garibaldi, Guaíba, Horizontina, Lajeado, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Porto Alegre, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.
Imaginávamos que nós, estudantes da graduação, egressos do curso e professora de psicologia, responderíamos às perguntas e daríamos as orientações para o futuro que visitava o presente da Psicologia da UFRGS. Fomos muito além disso graças aos inspirados e inspiradas visitantes que perguntavam, traziam respostas, questionavam, comparavam cursos e universidades, posicionamentos, numa perfeita conversação.

Interessante ver a explosão com que interrogavam sobre as infinitas questões que foram surgindo em sua cabeça, ao mesmo tempo em que cada um foi contando a sua história. Este movimento nos faz permanecer embriagados pela espontaneidade e interesse daqueles que chegaram até nós. Quisera eles pudessem contagiar nosso fazer com a disposição e a vontade de sonhar! E somos tomados por passos que nos levam a construir juntos caminhos que permitam manter tantas dúvidas como horizonte que nos move.
Entre jovens, também estavam aqueles que deixam o curso universitário para mais tarde e indagam se suas idéias estarão mais cristalizadas, dificultando o processo de novidade da formação. Mas quem disse que a experiência de vida também não compõe o aprender e o ensinar em qualquer tempo?

Ao mesmo tempo, encontramos uma angústia pré-vestibular, de gente bem novinha e super ansiosa por ter que escolher uma profissão. Ali, somos colocados na posição de quem pode dar respostas e acolher uma inquietação: "Tu acha que quem ainda não tem certeza do curso deve fazer psicologia?".

O Portas Abertas foi marcado pela curiosidade sobre um futuro possível, sonhar para desejar um futuro pra si. Algo também de uma potência de criação, de invenção, de gente pensando "ah, eu gosto de psicologia e de direito, como será que eu posso unir as duas coisas?". Pensar no que já se sabe e que pode compor com os saberes daqueles que já estão no curso de Psicologia.

Como juntar o que eu sou com isso que estão me contando pra transformar num sonho? O PET Psicologia da UFRGS, neste Portas Abertas, ensinou e aprendeu, afirmando o diálogo e a vontade de fazer deste espaço todos os dias desta Universidade Pública.

Se você participou da atividade, pode registrar um comentário aqui no blog!

UFRGS Portas Abertas 2012, fotos da atividade no flickr do PET.

DSC01965DSC01968DSC01970DSC01971DSC01972DSC01973
DSC01977DSC01978DSC01993DSC01996DSC02000DSC02033


Um comentário:

Ana paula disse...

Mas olha só quanta honra! Fico muito feliz por ter feito parte desse momento e espero reencontrá-los em breve! Excelente trabalho! Abraço a todos